Brincadeiras


1-TELEFONE SEM FIO:

Em uma fileira de crianças, a primeira diz uma frase, no ouvido da companheira. Esta por sua vez repete para a companheira seguinte, o que ouviu. E assim por diante, até chegar na última criança. A mesma, diz em voz alta o que entendeu.


2-LÁ VAI O GANSO:

Em uma fila, começa-se a brincadeira. A primeira criança diz a seguinte frase para sua companheira: " LÁ VAI O GANSO ". (fazendo gestos com as mãos, dizendo que o ganso vai indo). A companheira responde:"O QUE? " também fazendo gestos com as mãos. Repete-se até a última criança. Em seguida, repete-se a brincadeira: rindo, chorando, mudo, gaguejando, etc...

3-ADIVINHAR:

1-Faça uma roda. Uma criança no centro, escolhe algum objeto e diz: " Estou vendo uma coisa que começa com a letra A é verde e alta. EX: árvore. Os colegas tem que adivinhar que é uma árvore. E assim por diante, uma coisa que começa com a letra C é azul... (céu)

2a- Em uma roda, a criança que está no centro joga a bola para uma companheira, enquanto diz: " Lá vai um navio carregadinho da letra A". A que pegou a bola, tem que dizer uma palavra que comeCe com a letra A (Ex: Amigo),ENQUANTO DEVOLVE A BOLA.Em seguida a criança que está no centro,joga a bola, para outra criança e assim por diante, até QUE todas as crianças peguem a bola .Em seguida ,começa -se a brincadeira novamente com outra criança.

2b- A mesma brincadeira pode ser feita, escolhendo temas antes de começar Ex: " As palavras começadas com A, tem que ser nomes de frutas ou flores, pessoas etc...

4-CONTINUE A HISTÓRIA


Uma criança diz : Era uma vez ...Acriança seguinte diz um gato ou uma flor ou ainda,uma mulher,ou o que ela desejar. A criança seguinte por sua vez diz:O gato era amarelinho e muito bonitinho!A outra criança continua a história dizendo:Ele estava no meio da rua ... A outra participante, continua a história como desejar.E assim a história segue...A história só termina quando todas as crianças participaram .


5-IMITAR:


1-Uma criança escolhida, vai para o centro da roda, enquanto os colegas dizem com o que ela se parece. Ex: Espanhola, pássaro etc. A criança escolhida tem que imitar uma espanhola, ou pássaro etc.

2- Uma criança escolhe o que quer imitar, e os amigos tem que adivinhar. Ex: animais, objetos ,filmes ou situações etc.


6-BERLINDA:

Uma criança sai da sala, enquanto os colegas pensam o que acham dela. Acriança volta para sala e o orientador diz: " chegamos a conclusão, que você é chata, bonita, estudiosa, gulosa, orgulhosa, delicada... " A que está na BERLINDA escolhe um dos adjetivos ditos. A criança que falou o adjetivo escolhido, vai para a berlinda. E começa-se a brincadeira novamente.


7-TIPITA:

Vários participantes. Um deles sai da sala enquanto os outros pensam em um verbo (Ex.beijar, andar, comer etc.). O que saiu volta e terá que adivinhar o verbo. Ele deverá fazer perguntas individualmente. Este verbo será substituído pela palavra TIPITA .Ex.com o verbo comer:
A que saiu da sala,pergunta para uma colega:
Você TIPITOU hoje?
Espera a respota e pergunta para outro:
Todo mundo TIPITA?
Exemplos de perguntas:
Você TIPITA com o pé?
Você gosta de tipitar? etc.
E assim por diante, sempre perguntando para uma só pessoa de cada vez. A pessoa que responde, só poderá dizer: SIM ou Não a cada TIPITA)
Não poderão ser feitas perguntas em grupo e também perguntas com mútiplas respostas ex. Com qual parte do corpo você tipita?

8-TESOURA:

As pessoas sentadas em uma roda. O iniciante passa uma tesoura para o colega dizendo: " Ana, estou passando a tesoura ABERTA" ou FECHADA. Isto vai depender não da tesoura, mas sim das pernas da pessoa , se estão ABERTAS ou FECHADAS. Por conseguinte, posso passar a tesoura FECHADA, dizendo que está ABERTA, se as pernas da companheira que vai pegar a tesoura estiver ABERTA. Também posso passar a tesoura ABERTA, dizendo que está FECHADA, se as pernas estiverem FECHADAS.